INSTITUCIONAL

VoltarNOTÍCIAS

Quantum lança guia de ações para investidor
Fonte: O Estado de S. Paulo | 22/01/2001

A Quantum - Avaliação de Fundos de Investimento acaba de lançar oQuantum Ações, um guia com os 200 maiores fundos de ações para esclarecimento de quaisquer aplicadores. De fácil leitura e entendimento, o livro foi construído a partir de análises baseadas em conceitos modernos de finanças aceitos no mercado internacional.

Assim, a empresa, independentemente de uma avaliação dos fundos, consegue compilar conhecimentos, ensinando o investidor a distinguir entre o que é vantagem e desvantagem no mercado financeiro. E sem fazer uso do "economês".

Depois de uma leitura completa, o investidor poderá recorrer aos quadros de resumos dos itens abordados, como retorno, risco e classificação dos investimentos. "Publicamos até gráficos comparativos para esclarecer os investidores e comentamos sobre a experiência do gestor, conhecimento importante para a tomada de decisões", diz o diretor-responsável daQuantum, Maxim Wengert.

As avaliações são quantitativas e incluem os vários tipos de instrumentos do mercado, como os de risco e retorno. Há também explicações sobre as composições das carteiras.

A maioria dos fundos abordados é de fundos abertos - que aceitam sempre a adesão de novos cotistas - e foi criada em 1998. Embora ensine o "caminho das pedras", o guia não faz sugestões de Investimentos. "A decisão tem de ser do investidor, porque rentabilidade passada não representa ganho futuro. Mas fazemos o alerta sobre a gestão ruim, que se repete", esclarece o diretor.