INSTITUCIONAL

VoltarNOTÍCIAS

Quantum lança análise de carteiras
Fonte: Gazeta Mercantil | 25/03/2002

A consultoria carioca Quantum está lançando, depois de um ano de pesquisa, um sistema de análise de fundos de investimentos. Voltado para as empresas e para o investidor médio, o "Quantum Axis" possibilita a análise da composição de cada carteira, das mais variadas categorias, e também um estudo detalhado de como um determinado administrador de recursos conseguiu obter os ganhos da aplicação.

O sistema é dividido em quatro módulos. No primeiro, chamado de pesquisa, o investidor pode conseguir os dados cadastrais e o histórico dos fundos. "É possível também comparar o desenpenho das carteiras com os mais variados índices de referência", disse o sócio da Quantum, Maxim Wengert. Outro módulo é o _"benchmark", em que o investidor pode criar um índice de referência próprio de acordo com o risco de seu portifólio ou comparar seu fundo com os indicadores do mercado como Ibovespa, CDI entre outros. Já se o cliente quer uma visão global da indústria dividida por administradoras de recursos ou por gestor é só acessar o ícone "indústria". No item "portifólio", o investidor pode construir uma alocação ótima, ou seja, como dividir seus investimentos afim de obter maiores ganhos.

"Hoje temos informações de quase todo o setor de fundos, ou seja, cerca de 4 mil fundos", disse Wengert. Uma equipe de 12 pessoas trabalhou durante um ano no desenvolvimento do programa e na coleta de dados para o "Quantum Axis".

O preço varia de acordo com o números de módulo e de usuários, variando de R$ 500 até R$ 1 mil mensais. "O sistema é voltado não só para as empresas interessadas em monitorar seus investimentos, como também para os pequenos investidores", disse o analista da Quantum, Gyorgy Varga. Segundo ele, os usuários podem atualizar os dados diariamente pela internet sem nenhum custo adicional.