INSTITUCIONAL

VoltarNOTÍCIAS

Guia analisa as 500 maiores carteiras
Fonte: Gazeta Mercantil | 27/09/2002

A consultoria carioca Quantum Avaliação de Fundos de Investimentos coloca no mercado um guia dos 500 maiores fundos de investimentos de sete diferentes categorias. O "Quantum 500" traz dados somente de aplicações abertas direcionadas apenas a investidores de varejo e clientes "private" (pessoas físicas de alta renda) que tenham iniciado as operações antes de dezembro de 1999. "A idéia é termos séries longas de dados para comparações mais adequadas", diz Maxim Wengert, sócio da consultoria.

Para elaborar o guia, foram selecionados os maiores fundos de acordo com o patrimônio líquido apresentado em fevereiro deste ano. Os agrupamentos seguem categorias próprias da Quantum. São infor-mações de 100 fundos de renda fixa, 95 carteiras de renda fixa CDI (DIs), 115 fundos classificados como "híbridos" (aplicações que investem em diversos mercados como os multimercados e os derivativos) e 50 carteiras cambiais. Dos 110 fundos de ações, 80 são de gestão ativa e 30 são passivos. No setor de previdência, são 30 PGBLs.

Para cada carteira, segundo o sócio, há uma análise quantitativa com indicador de performance, medição de risco e comparação do retorno com quatro tipos de referencial. Na análise qualitativa, há informações mais gerais como empresa gestora, custodiante e dados específicos do gestor (quem é, qual sua formação) e um breve estudo sobre os ativos que compõe a carteira.

"É um verdadeiro raio-x de cada fundo", disse Wengert. A Quantum também atribui estrelas para as aplicações de acordo com o desenpenho. "Mas sempre orientamos os investidores a observar não só o número de estrelas, mas todas as informações."

O "Quantum 500" é indicado para os investidores em geral e custa R$ 95,00 podendo ser adquirido pelo site da consultoria (www.quantumfundos.com.br).