INSTITUCIONAL

VoltarNOTÍCIAS

Fundos crescem com parcerias
Fonte: Gazeta Mercantil | 14/12/2005

Os gestores independentes de recursos financeiros vêm conquistando terreno num mercado brasileiro ainda bastante concentrado. Especializados no desenvolvimento de produtos com estratégias sofisticadas, acabaram aproximando-se dos grandes bancos de varejo e encontraram na parceria uma maneira de driblar a fragilidade da ausência de uma boa rede de vendas. O movimento de distribuição de produtos de terceiros em bancos de rede, que começou timidamente no final da década de 90, hoje está consolidado.

Segundo o sócio da consultoria Quantum, Maxim Wengert, a grande maioria dos bancos de varejo já distribui os fundos mais sofisticados de gestoras independentes e ligadas a bancos de investimento. "Essa parceria foi o que viabilizou o boom de novas assets a partir de 2003", diz. "Boa parte da captação dessas empresas vem dos bancos."

Os 35 gestores ligados a bancos de varejo detêm 91,1% dos mais de R$ 700 bilhões do patrimônio do setor. As 144 empresas que não têm vínculo com esses bancos administram 8,9% do total de recursos.